De acordo com dados da saúde, o investimento total, contando o da UPA Noroeste, que será entregue na próxima semana, ultrapassa R$ 500 mil. Os equipamentos substituem móveis antigos e deteriorados, considerados impróprios para uso diário em unidades de saúde com alto fluxo de pacientes.
“É uma forma de oferecer mais dignidade, conforto e segurança aos pacientes. A calamidade na saúde é visível inclusive nos equipamentos em uso nas unidades, e queremos deixar os pontos de assistência mais acolhedores, aconchegantes e agradáveis para os usuários”, afirmou Mabel, ao destacar que a ação integra um conjunto de medidas da atual gestão para reestruturar a rede pública de saúde da capital.
Segundo o secretário Luiz Pellizzer, além da renovação estrutural, a unidade passou por uma reorganização dos espaços físicos para dar mais agilidade aos fluxos de atendimento.
“Essa já é uma unidade que registra entre 10 mil e 13 mil atendimentos por mês. A estrutura sofre desgaste constante. Renovar o mobiliário é também uma forma de garantir a continuidade dos serviços com mais qualidade”, afirmou.
‘Queremos atender o cidadão no posto de saúde do bairro’
Durante a entrega, o prefeito destacou que, mesmo diante da crise financeira enfrentada pelo município, sua gestão tem avançado na recomposição da rede de saúde, com abastecimento de medicamentos, contratação de profissionais e reestruturação física das unidades.
“Hoje temos 90% das necessidades atendidas em remédios, reativamos o serviço pediátrico da unidade, e muitas crianças que antes precisavam se deslocar até bairros distantes agora são atendidas mais perto de casa”, pontuou.
Mabel também reforçou que a gestão está empenhada em descentralizar o atendimento das UPAs, ampliando e fortalecendo o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Queremos atender o cidadão no posto de saúde do bairro, com médicos, exames e estrutura adequada. Assim, aliviamos a sobrecarga das unidades de urgência”, disse.

A iniciativa conta com o apoio do deputado federal Ismael Alexandrino, ex-secretário estadual de Saúde, que garantiu recursos para a reestruturação de outras unidades.
“Quando temos um gestor comprometido como o prefeito Sandro Mabel, conseguimos ver a saúde saindo do papel e se transformando em ações concretas para a população”, afirmou o parlamentar.
‘Vai trazer qualidade para o acolhimento dos pacientes’
O secretário municipal de Saúde afirmou que a entrega na UPA Itaipu integra a modernização da rede, adaptada à demanda de cada unidade. Citou entregas menores no Cais Amendoeiras e anunciou uma grande remessa de mobiliário para a UPA Noroeste na próxima semana.
“Ainda temos deficiências, mas o prefeito determinou que, até a conclusão do processo licitatório de uma empresa de manutenção, façamos reformas emergenciais. A partir de junho, teremos condições de realizar manutenções mais amplas e frequentes, com uma verba mensal específica para isso”, explicou Pellizzer.

Diretora da UPA Itaipu, Maiara Jordana de Sá Arruda lembrou que, em 12 anos de funcionamento, é a primeira vez que a unidade tem a troca de mobiliário.
“É um reforço grande, que vai trazer qualidade para o acolhimento dos pacientes. A unidade é a primeira em atendimento clínico e pediátrico, perdendo apenas para Campinas, que é nossa referência também de pediatria”, disse.
“Esse novo olhar da gestão garante também a qualidade do serviço e do acolhimento dos trabalhadores”, acrescentou.
Chamamento – Luiz Pellizzer destacou o reforço nas equipes, com recentes convocações para técnicos, enfermeiros e médicos. No entanto, das 28 equipes incompletas, menos da metade dos 200 profissionais de enfermagem chamados aderiram. Novas convocações serão feitas nas próximas semanas para suprir os déficits.