Definida data para o conclave no Vaticano : 7 de maio
A tradição determina que os cardeais com menos de 80 anos se reúnam em votações secretas até elegerem o novo líder da Igreja Católica, com maioria de dois terços

O Vaticano informou nesta segunda-feira, 28, que o conclave para eleger o novo pontífice terá início no dia 7 de maio. A decisão ocorre depois da morte do papa Francisco e reúne cardeais de todo o mundo na Capela Sistina, em Roma.
A tradição determina que os cardeais com menos de 80 anos se reúnam em votações secretas até elegerem o novo líder da Igreja Católica, com maioria de dois terços.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O procedimento prevê duas votações pela manhã e duas à tarde, todos os dias, até a eleição do novo pontífice. Se nenhuma escolha ocorrer nos três primeiros dias, os cardeais fazem uma pausa para oração e reflexão antes de retomar as votações.
Atualmente, o Colégio Cardinalício conta com 252 membros, sendo 135 eleitores. No entanto, dois religiosos anunciaram que não vão votar por questões de saúde, o que reduz o número para 133.
The conclave to elect a new Pope will begin on May 7 according to the Holy See Press Office.
The Cardinals present in Rome made the decision on Monday at their fifth General Congregation.
The conclave will take place in the Vatican’s Sistine Chapel, which remain closed to… pic.twitter.com/3eYiPof4uu
— Vatican News (@VaticanNews) April 28, 2025
Cardeal condenado pelo Vaticano confirma presença no conclave
Apesar de ter sido condenado a cinco anos e meio de prisão por corrupção e abuso de poder, o cardeal italiano Giovanni Angelo Becciu afirmou que pretende participar do conclave, marcado para 7 de maio.
O religioso disse a jornalistas que, mesmo condenado, mantém seu direito de voto garantido pelo cargo de cardeal. O Tribunal do Vaticano o culpou no maior julgamento financeiro da história da Santa Sé, que envolveu a compra irregular de um imóvel em Londres com recursos da Igreja.
Embora tenha recorrido da sentença, o cardeal ainda responde em liberdade enquanto aguarda decisão final.
+ Leia também
- “Ciberataque no Apagão na Europa” Cibersegurança de Portugal descarta ataque
- Caminhonete de luxo passa sobre canteiro antes de atropelar DJ e jovem em Goiânia; família pede doações de sangue para Nathielle Oliveira Costa
- Pablo Marçal e condenado a 8 anos de inelegibilidade pela 2ª vez
O Código de Direito Canônico autoriza cardeais condenados a participarem do conclave, salvo se o Vaticano os expulsar formalmente do Colégio Cardinalício, o que não aconteceu com Becciu. Por isso, ele mantém o direito de eleger o novo pontífice com os demais eleitores.
A situação constrange o Vaticano, que tradicionalmente preza pela integridade dos cardeais eleitores. Até o momento, a Santa Sé não se pronunciou oficialmente sobre a participação de Becciu no processo de escolha do sucessor de Francisco.