Calor predomina no Brasil nesta terça-feira, 6
Esta terça-feira, 6, será marcada por um cenário climático contrastante em diferentes regiões do Brasil. Enquanto o calor se intensifica no Centro-Oeste, no Sudeste e em partes do Sul, chuvas ainda persistem em áreas do Norte e do Nordeste, de acordo com o site Meteored.

O motivo do calor e a massa de ar seco continua sobre o Brasil central, o que inibe a formação de nuvens e favorece dias ensolarados com baixa umidade do ar. No Centro-Oeste, as máximas ultrapassam os 30°C com facilidade em cidades como Cuiabá (33°C), Campo Grande (30°C), e Brasília (30°C).
+ Leia também
- Ressarcimento de beneficiários lesados pelo esquema de fraude do INSS será automático
- Friedrich Merz não é eleito chanceler no Parlamento da Alemanha
- Esposa de Fausto Silva revela que apresentador voltou a ser internado
No Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro devem registrar máximas entre 26°C e 30°C, enquanto Vitória chega aos 28°C. Em Belo Horizonte, a amplitude térmica será evidente, com mínima de 13°C e máxima de 24°C.
No Sul, Porto Alegre segue com tempo firme e sensação de calor, com máxima de 27°C. Já em Santa Catarina e no Paraná, o tempo se mantém estável, com poucas nuvens e temperaturas entre 26°C e 30°C.
Calor se soma às chuvas no Norte e no Nordeste
A Região Norte segue com previsão de pancadas de chuva em grande parte dos Estados. Cidades como Manaus, Belém, Santarém e Boa Vista apresentam risco de chuva ao longo do dia, com máximas entre 30°C e 32°C. Em Rondônia e no Acre, o tempo também é instável, com Porto Velho com 33°C de máxima.
No Nordeste, o litoral segue sob influência de umidade vinda do oceano. Salvador, Maceió, Natal e Fortaleza têm previsão de chuvas moderadas, com temperaturas entre 28°C e 30°C. O alerta de chuva mais intensa se concentra entre o nordeste da Bahia e de Sergipe. Nas demais áreas da região, o tempo é abafado, com possibilidade de pancadas localizadas.
O mapa de temperatura evidencia a grande mancha vermelha sobre o Brasil, que mostra calor intenso especialmente nas áreas centrais e interiores do país. Já o mapa de precipitação mostra maior atividade de nuvens carregadas no Norte e na faixa leste do Nordeste, com chuvas mais isoladas no Rio Grande do Sul.
Com a combinação de altas temperaturas e baixa umidade em grande parte do país, é importante redobrar os cuidados com a hidratação e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. Nas regiões com previsão de chuva, atenção a possíveis alagamentos e transtornos, principalmente no litoral nordestino.